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Vicente, P. (2024). A inteligência Artificial, as ciências sociais e humanas. In Caderno Beira Primavera 2024. Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão. Edições Esgotadas.

Recensão

Rui Alexandre Grácio [2025]

"Em seguida, apresentaremos o conceito de imaginários sociotécnicos, que se tornam relevantes no contexto da Quarta Revolução Industrial, e como aqueles influenciam a perceção e a integração da Inteligência Artificial (I.A.) nas nossas sociedades.” p. 43

«Podemos estender a I.A. em três camadas cumulativas e complementares: a primeira, enquanto domínio científico e de investigação fundamental; a segunda, enquanto esfera de desenvolvimento tecnológico e de investigação aplicada, e, por fim enquanto capacidade computacional narrada como atributo antropomórfico (ex “a aprendizagem das máquinas”).» p. 44

“(…) assim, há que reconhecer que a tecnologia, incluindo a I.A. é parte constituinte da cultura, não uma espécie invasora”. (p. 45)

"Os imaginários sociotécnicos residem num “reservatório de normas e discursos, metáforas e significados culturais” e projetam “visões do que é bom, desejável e digno de ser alcançado por uma comunidade política (…)”. (p. 47)

“ (…) os agentes económicos e financeiros têm vindo protagonizar o imaginário sociotécnico dominante, às implicações em contraste com as vozes ligadas sociais e políticas”. (p. 48)

“não se trata tanto de estudar os objetos técnicos, mas a tecnicidade desses de relações sociais, objetos como instância geradora psicológicas, estéticas, éticas, entre outras”. (p. 50)

"Poderemos propor até que o estudo sobre a mediação algorítmica estabelece uma relação direta com o conceito de domesticação das tecnologias e dos media proposto na década de 1990, por Roger Silverstone, em torno da Televisão e da sua presença na vida quotidiana”. (p. 54)

"O nosso tempo corresponde a um momento-chave para que as Ciências Sociais e Humanas alavanquem todo o seu legado intelectual, não temendo a construção de relações com domínios como as Ciências da Computação, antes afirmando uma Terceira Cultura, em favor do diálogo, da legitimidade propriedade do seu contributo.” (p. 57)

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Última atualização em 9 de abril de 2025